O Futuro da Crítica de Cinema

Eles sofreram cortes de salários, demissões e agora são desconsiderados por parte de Hollywood: os críticos de cinema, ranzinzas, não admitem derrota! A profissão vem mostrando sinais de nova, ainda que não muito confortável para os antigos estudiosos de cinema.

Há algumas semanas, entrou no ar o site Moviereviewintelligence, com a missão de monitorar, avaliar e difundir o trabalho de 65 críticos de cinema, de veículos de mídia impressa e eletrônica.

Criado por David Gross, antigo executivo de marketing do estúdio 20th Century Fox, o site noticioso oferece gráficos e tabelas que acompanham o que as resenhas têm de melhor e pior. A web, ele diz, está mudando a crítica ao pressionar os resenhistas a aderir ao consenso que se forma sobre certos trabalhos, por força de críticas, bilheterias e comentários na internet, como provam os recentes exemplos de Up e Star Trek.

De acordo com pesquisa conduzida pela Movie Review Intelligence para a MarketCast, uma empresa de Los Angeles, as resenhas de filmes ainda importam para os espectadores. Cerca de 71,5 milhões de pessoas leem as críticas, nem que parcialmente, e 48% das pessoas que assistem a mais de 12 filmes por ano costumam ler diversas críticas por mês.

0 comentários:

Postar um comentário